sexta-feira, 1 de julho de 2011

FUSCA DO ROCK - Cultura Rat

O Rat rod pode-se dizer que nasceu através da edição de dezembro de 1972 da revista americana Rod & Custom, neste edição mostrava uma matéria de como construir um carro com baixíssimo investimento e sem preocupação com acabamentos como os Hot e Street Hots.
O estilo dos Rats são carros que remetem ao início dos anos 40 e 50, porém não podemos confundir com os Hots que são carros “restaurados” na sua estrutura, porém com “upgrade” na mecânica, eletrônica etc. Os Rats são carros que poderíamos dizer, grosso modo, que são carros inacabados, tendo apenas o mínimo necessário para andar e claro frear também.
Esta tendência permite que qualquer pessoa possa ter um Rat, no Brasil naturalmente temos muitos Rats a solto nas ruas das grandes metrópoles como São Paulo que recentemente mostrou reportagem na TV de carros considerados acabados para transitar nas ruas....nada...são perfeitos para Rats...necessário apenas suplementar ou recuperar suas funções de dirigibilidade, condução e frenagem – segurança, para não ser aprendido.
No estilo “purista” o Rat deve ser um carro produzido entre as décadas de 20 e 40, onde são retirados todos os pára-lamas, pára-choques, capo, vidros, forração interna, tudo não necessário à dirigibilidade, são incluídos assentos de preferência sem acabamento, melhor ainda se forem de caças aeronáuticos, lataria crua ou descascada pelo tempo e uso, lanternas traseiras, faróis dianteiros, pinstriping com Cruz de malta, caveiras e diversos adornos que possam “Ratirizar” o carro.
Recentemente os Ratistas tem procurado outros carros das décadas de 50, 60 e 70 como mercurys, fords, chevrolets, fuscas, kombis etc. Alguns chegam a pegar carros que poderiam ser restaurados perfeitamente, mas descascam a pintura e promovem um enferrujamento da carroceria artificialmente. Isto pode ser conseguido de duas formas:
a) Solução salina concentrada – pincelamento diário por até 15 dias;
b) Percloreto de Ferro – muito utilizado na confecção de circuitos impressos (, pode ser encontrado em lojas de componentes eletrônicos), basta uma única aplicação e seu carro estará corroído, produto de fácil aplicação e seguro para manipulação. O resultado final é muito bom.
Officina 79

FUSCA DO ROCK

Nenhum comentário:

Postar um comentário