sábado, 26 de março de 2011

FUSCA DO ROCK - Série Vw Kombi Culture

Olá amigos, hoje vou postar a última parte das dicas de como fazer uma boa compra de uma Kombi antiga.
Dicas essas fornecidas pelo presidente do Kombi Clube de Curitiba/Pr, Rebuli.
Mais uma vez agradeço a sua participação, e as dicas aqui divulgadas.

Continuação >>>>>>>>>>

A mecânica de sua kombi antiga

Como a maioria dos motoristas não entende muito de mecânica, faz-se necessário levar o veículo até uma oficina (de VW antigos de preferência) de sua confiança. Lá seu mecânico pode descobrir indícios de colisões, defeitos no motor e a necessidade de algum reparo em câmbio e suspensão, em geral oneroso. Ainda assim, como normalmente se examinam vários carros antes da compra, você pode eliminar boa parte das opções até decidir levar a sua oficina a kombi antiga que esta sendo analisada.

Abrindo a tampa do motor, verifique o nível de óleo (sua falta prejudica a lubrificação), as correias (devem estar em bom estado, sem fiapos, lascas ou ressecamento e não devem apresentar folgas) e o reservatório do sistema de freios (abaixo do piso do motorista): se tiver baixo, sabe-se que há muito tempo não é feita a manutenção dos freios. Não se impressione com um motor limpo e brilhante: sua limpeza não precisa ser regular e um carro mal conservado pode ganhar aspecto bem melhor com uma rápida lavagem.

Amortecedores também podem ser avaliados, antes mesmo de dirigir. Empurre a kombi antiga para baixo na altura de cada roda e solte-o. Se a kombi antiga oscilar mais que uma vez e meia, pode ser sinal de fim de vida útil para os amortecedores. Cheque se a altura do carro é constante entre as quatro rodas: um desnível é sinal de molas arriadas, que exigem troca — ou mesmo de uma colisão grave, que afetou a estrutura da kombi antiga.

Os pneus também devem ser levados em conta. Desgastes irregulares podem indicar desalinhamento de rodas ou amortecedores em mau estado. Pneus gastos, com menos de 1,6 mm de profundidade nos sulcos, exigem troca urgente, que costuma ser onerosa. Nesse caso peça um desconto. Atenção também aos equipamentos obrigatórios e de segurança: triângulo de sinalização, chave de roda, macaco, cinto de segurança e estepe devem estar em boas condições. A validade do extintor de incêndio deve ser verificada.

Para quem não acredita que é possível "conversar" com uma kombi antiga e entender seus problemas, algumas dicas são:
- ao dar a partida, atente a ruídos diferentes do usual, como batidas metálicas ou "algo solto" dentro do compartimento do motor.
- Dê uma olhada na fumaça do escapamento: se for preta, indica excesso de combustível na mistura, o que pode exigir regulagem ou troca de componentes. Se azulada, desista: é sinal de óleo sendo queimado e gasto substancial à vista. (Só compensa se o vendedor aceitar um polpudo desconto e você o levar a kombi antiga - ciente disso).
- Ao dirigir, com o carro engrenado, experimente tirar o pé do acelerador. Um freio-motor (situação onde o próprio funcionamento do motor "segura" o veículo em desaceleração) fraco demais pode significar falta de compressão nos cilindros e necessidade de retífica em último caso.
- Segure o volante levemente e pise forte no freio, em uma rua plana e sem movimento. Kombi antiga puxando para um dos lados sinaliza problemas no freio ou na suspensão.
- Em um piso irregular ou de paralelepípedos, avalie se o nível de ruído interno é adequado e se não há barulhos estranhos na suspensão.

A documentação de sua kombi antiga

Tudo certo com a kombi antiga? É hora de proceder à compra.
- Comprovante de pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), deve constar isento;
- Seguro obrigatório (DPVAT);
- Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos e Certificado de Transferência, datado, preenchido e com firma reconhecida (recibo ou contrato de venda), são os documentos exigidos na hora de fechar o negócio.

Para transferir o carro para seu nome, sem que a placa seja modificada, o Detran vai exigir os comprovantes do seguro obrigatório e das multas; o certificado de registro e licenciamento e o recibo de venda ou contrato. Se for preciso trocar a placa do carro ou a tarja do município, você vai precisar ainda de Certidão de Prontuário (histórico do carro), Certidão Negativa de Multa (do município de origem), Certidão de Furto (com origem de outro Estado) e vistoria.

Se mesmo com todos esses cuidados a sua kombi antiga apresentar problemas, ainda há solução. De acordo com o Procon, o Código de Defesa do Consumidor brasileiro assegura, em caso de compras efetuadas em estabelecimentos comerciais, um prazo de 90 dias para reclamação de problemas de fácil constatação. Caso esses problemas não sejam resolvidos em 30 dias, o proprietário pode exigir a troca do veículo, o cancelamento da compra ou o abatimento proporcional do preço. O prazo de 90 dias vale também para problemas ocultos ou de difícil constatação.

Algumas lojas oferecem o serviço de usados revisados e com garantia estendida, mas geralmente os preços dos carros à venda são maiores que a média de mercado. Nesse caso trata-se de uma garantia contratual e que não é obrigatória. Exija um termo escrito especificando as condições da garantia oferecida. Para saber se a loja possui alguma ocorrência junto ao órgão de defesa do consumidor, visite o site do Procon.

Ainda de acordo com o órgão, a compra direta de um automóvel de pessoa física não constitui uma relação de consumo e, por isso, a fica fora do Código de Defesa do Consumidor. Ainda assim, o antigo proprietário pode ser acionado judicialmente, com base no Código Civil, conforme os prejuízos que sua conduta provocar.

O Procon dá outra dica: nunca efetue sua compra impulsivamente. Verifique se o veículo foi furtado ou apresenta multas pendentes. O Detran de cada estado informa a situação cadastral do veículo, como multas, alienação ou bloqueios administrativos. Só aceite documentos originais; recuse papéis com rasuras ou fotocópias, mesmo que autenticadas.

Tomando essas providências, a chance de levar uma "kombi Antiga Problema" para sua garagem é bem menor.

Rebuli/Presidente do Kombi Clube Curitiba

KOMBI CLUBE CURITIBA
FUSCA DO ROCK

3 comentários:

  1. Cuidado Senhores.
    Fica o aviso.
    Esse cidadão e esse Clube KCC, citados acima na matéria, não respeitam nem um pouco o antigomobilismo.
    Esse cidadão, no caso, um show man, se aproveita do meio e do movimento VW já criado aqui na Capital, para iludibriar, prometer e enganar pessoas que não sabem da índole e do má comportamento que esse Sr traz consigo.
    Felizmente vi no site de um pessoal da cidade ai, que pelo menos esta começando a cair a casca desse cidadão, e espero em breve poder contar com o apoio de muitos VolksManíacos para com a extinção desse KCC (cópia mal feita do CKC) e desse cidadão que se auto intitula chefe dos clubes e entusiastas de Volks da Cidade e quem sabe do mundo.
    Me desculpem.

    Ótimo conteúdo, ótimas músicas, continuem assim, mas façam parcerias e amizades certas.

    Abraços

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  2. Valeu amigos, as críticas e comentários são sempre bem vindas.
    Não sabemos ao certo como anda o relacionamento dos grupos de Fuscas aí na capital, mas nos reservamos o direito de não opinar sem ter um verdadeiro conhecimento de causa sobre o comentário acima, imaginamos que isso tem a ver com os acontecidos recentes na divulgação da matéria da Fusca e Cia sobre o Dia nacional do Fusca, onde ouve uma confusão por parte da revista de quem foram os reais organizadores dessa festa " RustedLive".

    O mínimo que deveria de acontecer no meu entender, seria uma retratação pública sobre os fatos, e a revista deveria de ser a primeira a fazer isso.

    Quanto a matéria enviada pelo Rebuli, achamos interessante e imaginamos que tais dicas devem ajudar quem está na batalha para conseguir comprar um kombi antiga.

    Num primeiro momento, nós do interior ficamos animados e bem felizes em poder participar do clube de kombi aí da capital, e que pelo que sabemos é um dos únicos do País.

    Realmente é uma pena que as coisas venham acontecendo dessa forma, que ao invés de somar na divulgação e promoção da cultura vw ar, alguns prefiram promover intrigas e discórdia entre os amantes do Fusca.

    Eu mesmo já venho descontente com a revista Fusca e Cia já faz algum tempo, uma revista que traz informações erradas e só mostra carros impecáveis, não me interessa mais.

    Quero uma revista que seja uma referência, mas que respeite os leitores e os diferentes grupos e blogs e mostre todos os tipos de Fuscas do Brasil.

    Grande abraço Turma

    Henrique/FDR

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  3. Meu deus, escrevi um texto enorme aqui e perdi tudo.

    Enfim. Tomem cuidado com esse Sr

    Abraços a todos dos Campos Gerais.

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