sexta-feira, 18 de março de 2011

FUSCA DO ROCK - Estilo Fusca

Olá amigos, mais uma vez teremos a participação do parceiro Evandro Flores do blog http://aventurasdofusca.blogspot.com/ trazendo os diferentes estilos de Fuscas que fazem parte da cultura air cooled, e hoje vamos falar do...

Estilo "Rat Look"

O movimento Rat Look tem origem Européia e teve inicio pela própria condições econômicas de cada região.
Aproximadamente na década de 70 a grande parte dos jovens, não tinha acesso ao carro novo, Pode diversos motivos como crises econômicas dentro do pais. Por conta desta situação encontrou-se uma saída que foi, adquirir carros antigos com preços baixos e conseqüentemente em péssimas condições de uso. Mas para esse publico o importante não era a aparência e sim o mais importante, o carro andar e, diga-se de passagem, andar bem baixo.


As características marcantes dos legítimos Rat Looks são:
* Carroceria enferrujada
* Suspensão rebaixada
* Sem cuidado nos acabamentos
* Acessórios das décadas de 60,70 e até 80 como bagageiros, faróis de milha, resfriadores externos

Apesar dessa personalidade dos anos anteriores, muita coisa mudou e agora os carros adeptos deste estilo possuem motores e conjunto de suspensões, rodas e pneus de alta performance, deixando o lado rústico ao alcance dos olhos, porém a essência continua como antes. “Quanto mais enferrujado...melhor”.

Existe um segmento derivado do Rat Look que é denominado "Hood Ride", com carros especificamente da fabricante VW e como motores refrigerados a ar.



Segundo o “Urban Dictionary”: HoodRide é um carro antigo que foi rebaixado e tem sua pintura original desbotada ou removida. No melhor dos casos, o carro ainda deve ter ferrugem. Latarias trocadas, amassados e partes faltantes melhoram o “look” porque trazem mais personalidade e originalidade. Dirigir um HoodRide é fazer uso de um carro que ninguém gostaria de ter, porque é feio ou totalmente sem manutenção (aparente) e mesmo assim adorar ele. É curtir o seu carro porque você fez ele exatamente da maneira que gostaria e não como os outros gostariam que ele fosse. Um HoodRide é em 90% dos casos um modelo Volkswagen antigo (não necessariamente Fusca).

Se você curte ter o seu velhinho do jeito que ele é, então você é HoodRide.

FUSCA DO ROCK

3 comentários:

  1. Valeu Fusca do Rock!!!! Este espirito de parceria engrandece cada vez mais os nossos blogs... tamo junto!

    ResponderExcluir
  2. Grande Evandro, é isso aí mesmo!!
    É sempre uma satisfação ter os amigos participando com seus diferentes temas e ideias sobre a cultura volks..
    E você, assim como os amigos Chritian Jung, o Maurizio, Lúcio do OBV de Passo Fundo, o Tota de BH, são pessoas que sempre demonstram muita amizade, respeito, valorizando o que os parceiros de blog tem melhor para oferecer no sistema de parceria, e ao contrário de alguns que parecem ser concorrentes um dos outros, essa união fortalece a cultura como um todo.
    O FDR é acima de tudo um blog divulgador de duas culturas, os Fuscas e o Rock, e quem gostar dos dois, fique a vontade para seguir o blog diariamente..

    Parabéns Evandro, muito boa essa série!

    Henrique/FDR

    ResponderExcluir
  3. Vendo um fusca 1970 todo enferujado pronto pra fazer um rat so tem 500 reais de doc quero 1900 na mao . cel 71712990

    ResponderExcluir